Transforme a escovagem dos dentes num acto fácil e divertido!

Sabia que os dentistas recomendam que comece a escovagem dos dentes do seu filho logo que o primeiro dente nasce?

September 19, 2018

Regra geral, o primeiro dente das crianças nasce quando têm por volta de seis meses de idade. Assim reparar que esse primeiro dente nasceu, deve começar a escovar os dentes do seu bebé duas vezes por dia – de manhã e à noite – de maneira a que o bebé crie hábitos diários de escovagem dos dentes. Para as crianças de tenra idade, a escovagem dos dentes é uma experiência totalmente nova! Quando ajuda o seu filho a habituar-se a utilizar uma escova de dentes duas vezes por dia, isso constitui um passo grande e importante no sentido de a criança desenvolver bons hábitos de higiene oral.

É importante tornar este hábito numa experiência positiva logo desde o início. As crianças adoram experimentar coisas novas por si mesmas. Deixe que o seu filho segure na escova de dentes, que brinque com ela e que tente escovar os seus próprios dentes – isto tornará todo o processo muito mais divertido! Passado algum tempo, o seu filho já aguardará pela altura de lavar os dentes com expectativa.

O seu bebé morde a escova de dentes, tornando difícil fazer uma escovagem correta? Isto é totalmente normal. Morder a escova de dentes é um comportamento instintivo que ajuda os bebés a acalmar as gengivas quando os novos dentes começam a nascer. Certifique-se apenas de que escolhe uma escova de dentes suave e segura para uma dentição nova e para gengivas sensíveis. A escovagem dos dentes do seu filho deve ser uma tarefa fácil e divertida!

6 conselhos para bons hábitos de cuidado dentário:

  1. Comece a escovagem dos dentes do seu filho logo que o primeiro dente nasce, utilizando uma pasta de dentes com flúor. Os primeiros dentes das crianças começa a nascer por volta dos seis meses e, quando chegam aos três anos de idade, normalmente já têm 20 dentes de leite.
  2. Ajude o seu filho a escovar os dentes e explique-lhe o que está a fazer. Escove os dentes do seu filho durante dois minutos e duas vezes por dia, uma vez de manhã e outra antes de ele se ir deitar.
  3. Escove-lhe os dentes cuidadosamente, com pequenos movimentos circulares ao longo das gengivas.
  4. Não se esqueça de que as crianças de tenra idade não sabem cuspir. Certifique-se de que escolhe uma pasta de dentes com um sabor suave e que usa a quantidade certa – não mais do que o tamanho de uma ervilha.
  5. No caso dos bebés, é importante escolher uma pasta de dentes suave, com um sabor pouco pronunciado e um baixo teor de flúor.
  6. Tendo em conta que as crianças têm menos destreza e o desenvolvimento das capacidades motoras é mais lento do que no caso dos adultos, deve ajudar o seu filho a escovar os dentes. Na Escandinávia, os dentistas recomendam que os pais ajudem os filhos a escovar os dentes até atingirem a adolescência.

 

Certifique-se de usa a quantidade certa de pasta de dentes – não mais do que o tamanho de uma ervilha no caso de crianças de tenra idade.