Transforme a utilização do fio dental num hábito!

Sabia que os seus dentes têm cinco superfícies e que apenas três delas são adequadamente limpas com a escova de dentes?

September 19, 2018

Sabia que os seus dentes têm cinco superfícies e que apenas três delas são adequadamente limpas com a escova de dentes? Por outras palavras, se apenas utilizar a escova de dentes para lavar os dentes, estes não ficarão totalmente limpos. Quando escovamos os dentes, estamos a remover bactérias e restos de alimentos. As bactérias que existem na nossa boca desenvolvem-se nas superfícies dos dentes e podem provocar cáries, mau hálito e até doenças das gengivas. A zona imediatamente abaixo do local onde dois dos nossos dentes se encontram é uma das zonas onde as cáries surgem com maior frequência. A escova de dentes não chega a essa zona de maneira adequada.

De maneira a remover a placa bacteriana das superfícies entre os dentes, é necessário utilizar produtos concebidos para penetrar nesses espaços estreitos. O fio dental é um utensílio eficaz para proceder à limpeza dos espaços interdentais, sendo aconselhável utilizá-lo pelo menos uma vez por dia, de maneira a manter os dentes saudáveis. Na verdade, a utilização do fio dental é uma das armas mais importantes no combate da placa bacteriana, que pode provocar mau hálito e até contribuir para o desenvolvimento de cáries.

Transforme a utilização do fio dental num hábito!

Apesar de a maior parte das pessoas saber que a utilização do fio dental é importante, apenas uma pequena parte o utiliza com regularidade. Por diversos motivos, muitas vezes a utilização do fio dental é considerada difícil de lembrar e levar a cabo. Há, por exemplo, muitas pessoas que têm dificuldade com a técnica e outras apontam a falta de tempo como o principal motivo para não utilizarem o fio dental.

Transformar a utilização do fio dental numa parte integrante dos seus hábitos diários de cuidado dos dentes é extremamente importante para manter os dentes saudáveis durante toda a vida. Quando a utilização do fio dental se transformar num hábito, ficará surpreso ao constatar que é tão normal quanto a escovagem dos dentes!

 

5 conselhos para bons hábitos de utilização de fio dental:

  1. Mantenha o fio dental num local visível, onde não corra o risco de se esquecer de o utilizar. Isso servirá de lembrete constante e ajudá-lo-á a lembrar-se de utilizar o fio dental.
  2. Os hábitos são criados através da repetição. Prometa a si mesmo utilizar o fio dental todas as manhãs e todas as noites durante uma semana. Quando der por isso, a utilização do fio dental passará a ser uma parte natural da sua rotina diária.
  3. Utilize o fio dental antes de escovar os dentes. A pasta de dentes com flúor atua melhor em superfícies limpas, sendo por esse motivo que deve escovar os dentes depoisde utilizar o fio dental.
  4. Não se esqueça do “fundo” dos dentes, a parte onde estes estão em contacto com as gengivas.
  5. Torne este hábito menos aborrecido, utilizando o fio dental enquanto faz outras coisas. Por exemplo, pode ver televisão ou ouvir rádio enquanto utiliza o fio dental, o que também o motivará para ser mais minucioso.

Conselho n.º 5: Mantenha o fio dental num local visível, para se lembrar de o utilizar diariamente!